Fotografar 1 semana atrás | Thalita Monte Santo

Quem são os 12 finalistas do Prêmio Wedding Best

Após passar por triagem inicial, uma avaliação técnica e por um júri de noivos, a próxima fase será o julgamento de um júri especialista

por Revista FHOX

Os 12 finalistas da 8ª edição do Prêmio Weddig Best – O Álbum já foram escolhidos. Após passar por triagem inicial, uma avaliação técnica e por um júri de noivos, a próxima fase será o julgamento de um júri especialista.

O grande vencedor será anunciado durante a Fotografar 2019 e, como prêmio, irá conhecer a WPPI em 2020, além de ganhar uma câmera mirrorless da série X, da Fujifilm (câmera sem espelho X-T20 com lente XF27 mm F2.8).

FINALISTAS

Cerca de 300 álbuns foram inscritos e 52 foram pré-selecionados pelo primeiro júri, composto por Tchô Moioli, da Fotolab Álbuns, Vanuza Amarante, designer e fundadora da Vaalbuns, e Maíra Erlich, vencedora da segunda temporada do Arte na Fotografia do Canal Arte1.

O NÍVEL DOS FINALISTAS DO 8º PRÊMIO WEDDING BEST – O ÁLBUM

Segundo Tchô Moioli, da Fotolab Álbuns — uma das empresas idealizadoras do prêmio —, os álbuns selecionados e enviados possuem padrão elevadíssimo de qualidade e estética. E, para ele, isso se deve à relevância que o Wedding Best vem ganhando ao longo das edições.

“Eu acho que a credibilidade do Prêmio faz com que os bons e ótimos também participem. O que eu posso dizer do padrão de álbuns que foram enviados nesta 8ª edição do Wedding Best – O Álbum, é que está realmente cada vez melhor”, explica.

foto: Maíra Erlich
Confira de quem são os 12 FINALISTAS selecionados:

Allan Kaiser – Campo Grande/MS
Dado Calabresi – Limeira/SP
Fer Cesar – Curitiba/PR
Flavia Valsani – São Paulo/SP
Luan Rambo – Catanduvas/SC
Juliana Kneipp – São Paulo/SP
Melqui Zago e Pam Passos – Blumenau/SC
Rafael Karelisky – São Paulo/SP
Sérgio Nogueira – Nova Petrópolis/RS [ vencedor Júri de noivos ]
Felipe Maiato – Rio de Janeiro/RJ
Caio e Jéssica – Arujá/SP
Vini Brandini – JUndiaí/SP

Curioso para saber como acontecem as avaliações e escolhas dos álbuns finalistas?:

Fase 1: A Peneira
Assim que as inscrições encerram, o trabalho começa. Centenas de álbuns são enviados e passam por uma espécie de “pente fino”, onde 3 pessoas olham cada um deles, da forma como foram enviados, e dão suas notas de 0 a 5, para selecionar quais álbuns irão para a próxima fase e merecem ser vistos com mais atenção pelo júri técnico.

* Maíra Erlich – fotógrafa e coordenadora geral do concurso
* Tchô Moioli – encadernador de álbuns e organizador do concurso (Fotolab)
* Vanuza Amarante – designer

Fase 2: O Júri Técnico
A etapa chegaram 52 álbuns de 35 fotógrafos diferentes, os semifinalistas. Todos os 52 álbuns são impressos em formato de “prova”, para que o júri técnico possa ter a experiência de ver e folhear as lâminas impressas.

foto: Maíra Erlich

O júri foi formado por pessoas de profissões e backgrounds diversos, porém todas relacionadas ao mundo da imagem. Cada um deles recebeu o Manual do Jurado, com instruções e diretrizes de quais critérios deveriam ser observados e como deveriam dar suas notas. Eram quatro critérios: Fotografia, Narrativa, Design/Diagramação e Criatividade.

Aos três primeiros seriam dadas notas de 0 a 5 e, para o último, notas de 0 a 3, pois foi definido que o critério ‘Criatividade’ teria um peso menor do que os outros dentro do álbum. Você pode baixar o Manual do Jurado clicando aqui e ver exatamente o que os jurados receberam. O júri, após as análises, notas e um debate final, chegou ao seus 10 álbuns escolhidos para estar entre os 12 finalistas.

* Danilo Siqueira – fotógrafo
* Fernanda Tuenze – encadernadora de álbuns artesanais
* Ismael Oliveira – artista plástico
* Nellie Solitrenick – fotógrafa
* Vanuza Amarante – designer

foto: Maíra Erlich

Fase 3: O Júri de Noivos
Este júri foi formado por 3 noivos e/ou recém casados. Com este olhar do potencial cliente, eles puderam ver os álbuns semifinalistas e eleger, após um debate entre si, quais eram os seus 3 álbuns preferidos. Dentre estes, escolheram um, que foi o vencedor oficial deste júri de noivos, baseado no olhar que eles gostariam de ter registrando seus casamentos. Estes 3 álbuns se juntam aos 10 escolhidos pelo júri técnico e, por fim, estão definidos os 12 finalistas deste concurso.

Fase 4: A Grande Final
Esta última etapa acontecerá no dia 1º de abril, mas será isento de mentiras. O júri final será composto por um novo time de especialistas. Os convidados irão ver os 12 finalistas que serão impressos em tamanhos 35 x 35 cm, 30 x 40 cm e 40 x 30 cm, com todo o acabamento que merecem, incluindo capas especiais definidas a partir do estilo único de cada álbum.

Este júri ainda está em formação e, portanto, não pode ser divulgado agora, mas será composto por especialistas renomados das áreas de: fotografia, edição de livros, curadoria e design. Eles irão debater entre si e chegar num consenso de qual dos 12 finalistas será o grande campeão do Wedding Best 2019.

Exposição

Os 12 finalistas estarão expostos na Feira Fotografar, que acontece entre os dias 2, 3 e 4 de abril, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A exposição é aberta ao público, basta se inscrever para o evento clicando aqui.