Autoral 7 meses atrás

“Únicos, apesar de iguais” por Thaísa Falcão

Ensaio deseja mostrar a identidade única de cada irmão gêmeo

por Revista FHOX

A fotógrafa Thaísa Falcão traz em seu ensaio com um olhar especial para irmãos gêmeos. Sempre alvos de curiosidade das pessoas, resolveu lançar sobre eles um olhar mais pessoal. Sair do lugar comum e retratar cada irmão como um indivíduo único, como de fato são.

Sobre a ideia das fotos, Thaísa diz que sempre  viu pessoas se referindo a gêmeos como se fosse um só, ou os confundindo, mesmo com visuais diferentes. Ela imaginava como isso deveria ser desagradável. Assim, resolveu pesquisar sobre o impacto psicológico que isso tem em crianças e quais as influências disso ao longo dos anos.

Thaísa Falcão
Alícia e Agamenon

Foi então que percebi que ia muito além do simples aborrecimento que eu imaginava, e entendendo a importância de falar sobre, surgiu o desejo de realizar essas fotos. A oportunidade, apareceu durante o último período da faculdade de fotografia, quando elaborei e executei essa série de fotos como um projeto de fotografia autoral.”

gêmeosThaísa Falcão
Sophia e Lorena

Com a ideia na cabeça, Thaísa foi atrás de irmãos gêmeos para realizar seu trabalho. “Eu entrei em contato com todos eles, expliquei minha ideia, pedi que pensassem nas diferenças mais marcantes entre eles (no caso das crianças, o contato maior foi com os pais nesse primeiro momento) e escolhemos qual característica iríamos retratar”.

Leia também: FOTÓGRAFA PERNAMBUCANA FAZ ENSAIO SOBRE A AUTOESTIMA NA TERCEIRA IDADE

Uma vez definidos os modelos, houve todo um trabalho para pensar em como retratar a personalidade de cada irmão na foto. Thaísa conta que só conheceu as casas das pessoas no dia da foto, então foi uma construção em conjunto dela com as famílias. Todos contribuíram com ideias, até o resultado agradar a todo mundo.

Todas as pessoas que fotografei, sem exceção, se mostraram muito comprometidas com o projeto e estavam dispostos a concretizar a ideia comigo“.

gêmeosThaísa Falcão
Paulo e Pedro

Uma vez prontas as fotos, o resultado final não poderia ter sido melhor. “Fiquei extremamente satisfeita quando isso se tornou um  projeto de todos nós e não só meu, e principalmente quando todos ficaram felizes e satisfeitos com sua participação e com o resultado“.

Para Thaísa, o vínculo entre irmãos gêmeos é ainda maior do que de não gêmeos, pois ambos tem contato um com outro desde antes do nascimento. Com esse convívio prolongado e que se estende ao longo da vida, muitas vezes eles podem ter dificuldades em se diferenciar. “Meu propósito com o ensaio foi chamar atenção para esse assunto, para a importância dessa diferenciação principalmente com as crianças, e mostrar que cada pessoa é única em sua personalidade”.