Entrevistas 2 semanas atrás | Leo Saldanha

Momento Único: um grande negócio de memórias das famílias

FHOX entrevistou Erick Eloi, sócio da empresa que completou 10 anos atendendo partos e famílias no estado de São Paulo

por Revista FHOX

Para comemorar os dez anos de empresa, recentemente a Momento Único realizou uma grande exposição no Atrium Shopping com a presença de clientes, parceiros e fornecedores. A empresa  surgiu em 2009 e começou encarando o desafio de trabalhar nas maternidades da região do ABC Paulista.

A marca cuida não só da fotografia mas também das filmagens de partos. O segmento de partos é do tamanho de fotografia newborn no Brasil. São quase 3 milhões de nascimentos no país. Logo, não é para menos que a Momento Único já atendeu mais de 60 mil clientes nesses anos todos. Conversamos com o fundador Erick Eloi sobre o começo da jornada, os diferenciais e como anda a atuação nesse mercado.

FHOX – Como surgiu a empresa?
Erick Eloi – Sempre trabalhei em hospital na área de enfermagem e em 2009, após fim do contrato em um hospital, começamos a pensar em empreender. Com menos de R$ 3 mil da rescisão e um cartão de crédito decidimos arriscar e entrar em um mercado até então desconhecido pra nós. Começamos a oferecer para as maternidades do ABC um serviço de fotografia e filmagem com alguns diferenciais: equipe 100 % feminina, uniformizada, com a exclusividade de serem treinadas por um enfermeiro para transitar no centro obstétrico dentro dos padrões técnicos de percepção nos procedimentos, e com um olhar humano tanto para as gestantes como para os profissionais da saúde.

Erick Eloi junto com a esposa Grace Kelly. Dedicação total ao negócio com resultados efetivos

 

FHOX – Quantos funcionários vocês possuem hoje? Fazem mais partos ou newborn? Também aténdem gestantes?
Erick Eloi –  São 45 colaboradores, dos quais 39 são fotógrafas. Fazemos infinitamente mais registros de nascimento (partos) até porque o book de gestante é algo mais popular e todo mundo conhece um fotógrafo que faz festas. E o newborn é algo mais complexo e demorado, de muita responsabilidade, é preciso muita prática das profissionais e diria até um dom. Fazemos até três por dia pela responsabilidade que é lidar com os bebês e também temos apenas um estúdio por conta de todos esses pontos.

FHOX – Como está a atuação nas maternidades?
Erick Eloi – Atuamos hoje em 15 maternidades do estado de São Paulo e ABC Paulista, integrantes de grandes redes : Rede D’Or, Notredame Intermédica e Amil de forma exclusiva e nas demais por demanda do cliente.

 

FHOX – Que produtos entregam? E qual o fornecedor?
Erick Eloi – Na grande maioria entregamos o serviço na hora da alta, após edição e em alta resolução. Apenas nos casos de filmagem demoramos alguns dias pra entregar. O cliente pode receber o trabalho de forma física e digital conforme preferência dele. Nosso parceria com a produção de álbuns é com a Digipix Pro, uma relação que já perdura 6 anos. Quanto às câmeras, a empresa trabalha com equipamentos Canon.

FHOX – Como vê o avanço do smartphone? É uma ameaça?
Erick Eloi – Não encaramos o celular como uma concorrência até por que dentro do centro obstétrico, por ser um ambiente estéril e fechado, é indicado que os pais não o levem. E quando tomados pela emoção de ver o primogênito ou primogênita pela primeira vez, preferem ser parte do quadro que estar fora dele. Por outro lado a qualidade das fotos que as meninas fazem é algo que não canso de olhar e realmente encanta e emociona a mim, quem dirá os pais.

 

FHOX – Você acredita que a impressão sofre algum risco?
Erick Eloi – Neste momento não acredito que sofra e também não vejo em um futuro próximo que as pessoas percam o sentimento de propriedade sob seus momentos. A impressão tem muito valor sentimental e passou a ter um novo sentido para as famílias.

FHOX – Como estão lidando com essa crise estendida?
Erick Eloi – Temos todos os dias momentos de crises que nos tiram o comodismo, a diferença é como enfrentá-las, como nos reinventar a cada dia. Temos respondido com mais qualidade e temos olhado muito mais para as pessoas da nossa equipe, atendendo assim cada cliente de forma específica.

Momento Único
Premiação dos melhores fotógrafos da empresa. Categorias distintas para estimular o time

 

FHOX – Qual a tendência as clientes estão gostando mais?
Erick Eloi – As clientes infinitamente preferem fotos, mas temos um número crescente de pedidos por vídeos, por conta da evolução na qualidade apresentada por nossas colaboradoras.

FHOX – Como vê a crescente concorrência no mercado?
Erick Eloi – A concorrência faz bem pois te tira da zona de conforto, te faz evoluir. Avalio isso como positivo. O que não está crescendo, está morrendo.

Leia também: FHOXCast em nova fase

Posted by Momento Único Fotos & Filmagens on Wednesday, January 23, 2019

 

FHOX – São 10 anos de história! Como avalia essa trajetória e o que espera para o futuro?
Erick Eloi – Quando olho pra trás vejo a impossibilidade de voltar após uma década e 60.000 histórias contadas e como todas essas famílias confiaram a nós tanta intimidade. As vezes vejo os obstáculos superados para empreender no Brasil, sobreviver do seu negócio e o desafio de empreender e querer crescer, gerar empregos. Mas ai volto a respirar fundo, para seguirmos em frente, afinal de contas tudo se resume ao amor das pessoas em cuidar das pessoas. É uma dádiva cada segundo que precede um nascimento.

Apostamos em um futuro cada vez mais tecnológico para diminuir as distâncias entre as famílias e imagino esses momentos únicos como referência de qualidade e humanidade destes instantes cada vez mais raros para as famílias.

FHOX – Como faz o marketing?
Erick Eloi – Temos uma agência que tem em seu DNA o sentimento que permeia a Momento Único, a GV Comunicação e Design. Realizamos um planejamento anual e seguimos com ações importantes direcionadas ao nosso público.

>> Participe da nova turma da Escola de Negócios FHOX em junho

Exposição "Fotografia: A arte de contar histórias" 2019 no Atrium Shopping

Já parou para pensar em qual o valor de uma fotografia, na história da sua familia? Estamos completando 10 anos e abrimos ao público, alguns de nossos registros, para mostrar que a fotografia é uma das maiores heranças que podemos deixar para os nossos filhos ❤Convidamos clientes e amigos para conferir a nossa exposição "Fotografia: A arte de contar histórias", que fica no Atrium Shopping de 09 de Maio à 09 de Junho.

Posted by Momento Único Fotos & Filmagens on Wednesday, May 15, 2019

 

FHOX – Fale sobre essa exposição nova ? É uma exposição comemorativa de 10 anos?
Erick Eloi – Esta é, dentre algumas exposições que já fizemos, a mais emblemática. Pela década da empresa mas também por significar a fase em que nos encontramos, mais maduros, mais focados, mais artísticos, mais humanos. Definimos juntamente com um grande shopping da região expor esse Momento Único de alguns dos nossos clientes, que tem ido à exposição e aprovado muito o trabalho e a sensibilidade mostrada. Muitos se emocionam e nos mandam mensagens pelo Whatsapp com fotos que eles reproduzem ao lado dos quadros expostos é muito gratificante esse retorno.

 

FHOX – A fotografia segue como um bom negócio?
Erick Eloi – Com certeza é um ótimo e promissor mercado. Quero aqui deixar meus agradecimentos a minha esposa e parceira de vida, Gracy Kelly, para minha filha e inspiração diária Ana Clara, para todas as famílias que são o sentido da Momento Único chegar a esta marca, as nossas colaboradoras que fazem ou fizeram da Momento Único este lugar de boas e eternas lembranças,  aos milhares de pais e mães e agradecer a FHOX pela oportunidade de contar esta história ao mundo da fotografia.

Saiba mais: Momento Único – https://momentounico.com.br/

>> BUSCANDO UM MERCADO DINÂMICO NA FOTOGRAFIA PARA INVESTIR? PARTICIPE DO CABINE PHOTO SHOW 2019
>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.