Entrevistas Formatura 9 meses atrás | Redação

Inovação em serviço de fotografia de formatura é destaque na Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios

A startup Uoon de Thiago Correia usa uma ferramenta com inteligência artificial para aumentar o índice de álbuns vendidos

por Revista FHOX

O fotógrafo e empreendedores Thiago Correia, 33, foi destaque em matéria da Pequenas Empresas Grandes Negócios. O texto foi publicado na revista impressa de setembro passado, mas só foi publicado agora no site da publicação de empreendedorismo. Ele criou uma plataforma para formandos após notar um problema comum nesse mercado. A forma de pagamento e o desencaixe financeiro. Diferente do mercado de casamento, formandos costumam pagar pelos álbuns depois da festa. Em um modelo que quase sempre é na base do risco. Ou seja, a empresa de foto de formatura gera o álbum na expectativa de que o cliente formado comprará o produto. Para resolver esse problema, a matéria mostra a criação de Correia. Uma plataforma criada em 2017 e batizada de Uoon. Com tecnologia de inteligência artificial, o sistema permite ao formando fazer login e subir imagens ou encontrar suas fotos (com ajuda de reconhecimento facial). Isso ajuda e facilita o processo de montagem do álbum. Primeiro gerando um álbum com  fotos em alta resolução (e em 72 horas).

A FHOX entrevistou o fotógrafo empreendedor para falar mais sobre essa novidade e o momento do mercado. 

FHOX – Como vê essa evolução da inteligência artificial na fotografia?

Thiago Correia – A IA (inteligência artificial) só trará benefícios para a fotografia, tanto para os profissionais como para amadores, uma unidade de processamento neural no celular por exemplo pode identificar objetos e cenários da imagem, destacando o que a IA julga ser mais interessante, mesmo que você não entenda nada de técnicas de fotografia. Já para os profissionais acredito que quase ninguém ficará imune aos avanços da inteligência artificial. O Google ensinou uma máquina a editar fotografias como um profissional, e os primeiros resultados foram muito interessantes.

 

FHOX – Qual tendência deve vir com tudo no mercado daqui para frente?

Thiago Correia – Acredito que para o mercado fotográfico no geral já é uma realidade todo o processo ser digital (online), especificamente falando do mercado de formaturas a pergunta já não é mais como será, mas quando as empresas vão passar a entender que o formando de hoje não quer pagar um absurdo na compra de um produto que ficará encostado e empoeirando na prateleira.

 

FHOX – Acredita que a impressão está ameaçada?

Thiago Correia – Não acredito, porém a indústria precisará se adaptar aos novos formatos (On Demand). O Formando tem interesse nos arquivos digitais e os pais no álbum impresso, porém o formando de hoje será o pai/mãe de amanhã, acredito que seja essa a pergunta que todo empresário do ramo de impressão deve se fazer.

 

FHOX – Como surgiu a ideia da Uoon? Quais os próximos passos?

Thiago Correia  – A Uoon surgiu através de 2 situações: as dores que eu já havia tido gerenciando uma empresa no formato tradicional por quase 11 anos junto com a ideia de tirar toda a burocracia do processo tradicional levando para o universo digital.  Estamos trabalhando junto com os formandos nas novas ideias, me recordo de alguns anos atrás ter participado fórum de formaturas onde teve a presença do presidente de comissão de uma universidade pública, essa mesma pessoa revoltou muitos empresários com a seguinte frase: “Não importa a qualidade do produto, importa quem paga mais”. Hoje a comissão de formatura dessa mesma universidade fechou conosco por não existir nenhum tipo de “propina”, com valores transparentes acesso ao material de forma prática e rápida, além da qualidade de captação.  Não é só o mercado que está mudando, é a cultura dos alunos também em entenderem cada vez mais que não existe café grátis.

 

FHOX – Acredita que a tecnologia vai mudar muito o mercado de formatura?

Thiago Correia – Sem dúvidas, inclusive ameaçando algumas etapas do processo onde existem profissionais dedicados como o vendedor de álbum, o diagramador e o separador, porém onde existem ameaças também surgem oportunidades!! é questão de visão mesmo.

 

FHOX – A plataforma da Uoon é fechada? Tentei achar o site e não consegui!

Thiago Correia – Hoje não temos site, pois a plataforma é fechada para os alunos, em SP Capital ela é exclusiva da Toy Formaturas mas estamos abertos para outras regiões oferecer essa solução.

 

FHOX – Acredita que drones vão sair clicando sozinhos em eventos sociais? A profissão fotógrafo está ameaçada?

Thiago Correia – Não acredito que o fotógrafo esteja ameaçado mas vale lembrar que cada vez mais a IA surge com o lançamento de um celular cada vez mais inteligente. Porém nada tira o olhar humano e transferência de sentimento na imagem. Drones ainda são muito perigosos, mas acredito sim em um filmmaker que faça ambos os trabalhos (Foto e Vídeo) As imagens de vídeo em 4K já tem qualidade para imprimir uma foto 30×40 por exemplo.

Contato com Thiago Correia: 11-963220420 

Leia também: Movimento Imprimir 

Novo projeto que nasceu… Pequenas Empresas & Grandes Negócios mês setembro 2018…

Posted by Thiago Correia on Friday, September 21, 2018

 

Impressão – o que é diferente na UOON é que existe a opção de impressão do mesmo álbum. Desde que o formando pague pelo serviço em separado. “O modelo se baseia na cobrança do serviço dos fotógrafos e do acesso dos formandos à plataforma. O produto é secundário. Não tenho gastos com impressão sem a certeza de vender o álbum”, disse Correia para a PEGN. Segundo ele, a entrega do álbuns físico ocorre em até duas semanas. A UOON surgiu em agosto de 2017 e traz uma ideia que tem tudo para se expandir com tudo no mercado. Até porque, os formandos cada vez mais querem liberdade, agilidade e uma bela ajuda da tecnologia para criar álbuns (virtuais e físicos).

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.