News 1 mês atrás | Leo Saldanha

Como foi feita a foto da personalidade do ano da revista TIME

A fotógrafa russa responsável pela capa contou como foi a criação da imagem da capa da renomada publicação. Registro foi feito em Lisboa no último dia 4 de dezembro

por Revista FHOX

Clique foi criado pela fotógrafa Evgenia Arbugaeva. A locação escolhida para a imagem foi Lisboa. A sueca Greta Thunberb ficou alguns dias na cidade portuguesa depois de uma longa viagem marítima. A fotógrafa russa contou nos bastidores da matéria da TIME sobre a capa que o local era perfeito para gerar a “magia” necessária ao assunto. O jornal português Expresso trouxe muitos detalhes sobre a sessão.

“Quando a ‘Time’ me pediu para fotografar a Greta, pensei logo como podia tirar um retrato que combinasse gentileza e ao mesmo tempo coragem. Não foi uma tarefa fácil”, confessou Evgenia Arbugaeva que cresceu na zona ártica russa.

A imagem foi tirada a 4 de dezembro passado, um dia após a chegada da ativista a Lisboa, mas dois dias antes a fotógrafa esteve em Lisboa à procura de uma praia perfeita para o retrato.

“Um dia encontrei uma praia calma quase deserta apenas com alguns pescadores. Pensei que era o local perfeito, uma vez que considerei que era importante ter privacidade uma vez que há sempre multidões onde quer que Greta esteja”, observou.

Leia também: R.U.M.O – uma novidade da Escola de Negócios Fhox

Durante o processo, a fotógrafa começou a criar uma espécie de esboço com referências de artistas como Botticelli, Monet ou a mitologia nórdica. O propósito era captar uma imagem inspiradora e que ao mesmo tempo refletisse o espírito da jovem ativista, que chegou ao local da foto a bordo de um carro elétrico da Tesla.

E as condições climáticas ajudaram o processo, segundo a fotógrafa, que disse que tudo conspirou a favor da ‘chapa perfeita’. “Durante o pôr do sol, o céu ficou colorido com as cores de um rosa dourado que criou uma linda luz, a maré subiu e as ondas começaram a chegar até ela. A Greta permaneceu parada sem se mexer, apenas alguns fios de cabelo dela flutuaram entre a brisa suave”, recordou Evgenia Arbugaeva.

“Nesse momento senti que todos os elementos da natureza e as forças estavam alinhados para criar magia – o maior tesouro para um fotógrafo”, concluiu.

Três dias depois, Greta Thunberg partiu com o pai num comboio rumo a Madrid para participar na Cimeira Mundial do Clima (COP25), organizada pelas Nações Unidas. Esta quarta-feira, a jovem ativista discursou no evento e manifestou “esperança” na força da sociedade para lutar contra as alterações climáticas.

Tradicionalmente nos últimos anos a TIME mostra como a capa é feita e ainda vai além usando na internet e nas redes sociais vídeos e animações para mostrar o resultado final.

APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!