Portfólio 1 mês atrás | Leo Saldanha

Um “clássico” sobre distância focal para retratos

Um GIF de um fotógrafo tcheco se tornou um verdadeiro clássico da internet na fotografia

por Revista FHOX
Fotos de Dan Vojtech

Como os fotógrafos muito bem sabem dependendo da lente e distância focal, a aparência de uma pessoa muda completamente. Algo que é demonstrado em um GIF clássico de sites e redes sociais fotográficas mundo afora. O que pouca gente sabe é que esse experimento é criação de Dan Vojtech, fotógrafo especialista em esporte e retratos. Postado dois anos atrás em um fórum do Reddit, o GIF segue gerando debates, admiração e descrença. 

Na verdade, Dan mostra como fez tudo em um post no blog. Ele criou o experimento em estúdio com iluminação, mas acabou aproveitando a oportunidade para responder a pergunta: qual a melhor distância focal para um retrato? O teste de luz ele batizou de 5 configurações fáceis de retrato para fazer em estúdio usando dois ou três flash.

A resposta para ele envolveu então a experiência no set com o modelo e testando todas as distâncias focais possíveis para compor as imagens e mostrar as diferenças. O nariz cresce e a face é alongada quando o retrato foi feito com uma grande angular. Depois de testar todas as variáveis ele deu um veredicto: melhor clicar com uma 70-100 (com câmera full-frame). O que segundo ele retrata da forma mais fiel possível o formato do rosto (algo muito subjetivo). Mas ele mesmo não considera isso uma regra absoluta. Porque depende de cada pessoa e a distância que estará no retrato. 

O trabalho de Vojtech é de alto nível. Sobretudo nos retratos. O profissional checo que atua em Praga cria fotografias de impacto como pode-se ver na galeria abaixo. Então, parece que ele sabe muito bem o que estava fazendo quando criou um dos GIFs fotográficos mais compartilhados (sem crédito) do mundo.

Leia também: FHOXCast em nova fase

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.